Lição 10 - Redenção para judeus e gentios

Lição 10
29 de agosto a 3 de setembro


 

Redenção para judeus e gentios


Lição dos jovens 1032010



“Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem Ele quer.” (Rm 9:18).

Prévia da semana: Se somos filhos da promessa, não podemos descansar em qualquer mérito próprio. Devemos aceitar, pela fé, as providências de Deus para nossa salvação e cooperar com Ele em Seus planos.

Leitura adicional: Romanos 9




Domingo, 29 de agosto
Introdução

Novo membro da família


Minha esposa realmente gosta de animais. Seus favoritos são os cachorros. Ela odeia vê-los maltratados e negligenciados. Cerca de um mês atrás, ela ligou para mim no serviço e disse: “Não fique bravo comigo, mas...” Ela havia encontrado uma cachorrinha perambulando pela estrada perto de nossa casa. Como não queria que ele fosse atropelado por um carro, ela a recolheu.

Tentamos encontrar um bom lar para a cachorrinha. Levei-a à Sociedade Protetora dos Animais para que pudesse ser adotada, mas eles não a receberam porque nós vivíamos fora dos limites da cidade. Minha esposa tentou dá-la para alguém, e a certa altura pensou que havia encontrado um bom lar para ela. Mas as pessoas não eram muito responsáveis e chegamos ao consenso de que elas não estavam preparadas para ter um cachorro, especialmente um filhotinho. Minha esposa havia dado à cachorrinha o nome de Lily. E, portanto, agora temos três cachorros em vez de só dois.

A princípio, não fiquei tão entusiasmado em ter outro cachorro, mas ela é engraçadinha. Posso dizer que minha esposa a considera especial. Lily parece ser mestiça com a raça Border Collie, e esperamos que ela fique de tamanho médio, como os outros cachorros que temos. Mas embora minha esposa ame cachorros, ela não teria levado simplesmente qualquer cachorro para casa. Há certas raças que, conquanto teríamos feito de tudo para salvar, não teriam ficado em nossa casa como membros permanentes da família. Cachorros de raça muito pequena ou de raça grande e agressiva não teriam recebido esse chamado especial.

A redenção de Deus é para todos – judeus e gentios – mas Seu chamado especial é apenas para alguns. Nesta semana, estudemos Romanos 9 com mente e o coração abertos.

Mãos à Bíblia

Ele escolheu os israelitas e Se revelou a eles (Êx 19:6). Planejou que eles se tornassem uma nação modelo e assim atraíssem outras nações para o verdadeiro Deus. Era Seu propósito que a revelação de Seu caráter, por intermédio de Israel, fosse o meio pelo qual o mundo seria atraído a Ele. Pelo ensino do serviço sacrifical, Cristo deveria ser levantado diante das nações, e todos os que olhassem para Ele viveriam. Com o crescimento do número dos israelitas, com o crescimento de suas bênçãos, eles deveriam aumentar suas fronteiras até que Seu reino alcançasse o mundo.

1. Que diz Paulo sobre a fidelidade de Deus em meio aos fracassos humanos? Rm 9:1-12

Gary CaseBaton Rouge, EUA




Segunda, 30 de agosto
Evidência

Judeus e gentios


Muitos países passam pelo trauma das guerras. Os países africanos, especialmente, devido a diferenças étnicas, como é o caso de Ruanda (1994) e do Quênia (2008). Milhões de pessoas foram mutiladas, estupradas e humilhadas de outras formas. Propriedades foram destruídas em grande escala. Tudo por ter nascido num grupo étnico e não em outro.

A identidade étnica não é uma escolha. Adquirimos a condição de membros de uma comunidade étnica por nascimento. Infelizmente, esta membresia vem com uma bagagem – preconceitos, estereótipos e outros interesses partidários que fazem oposição entre grupos e ameaçam a integridade e bem-estar da sociedade. Esses males estão arraigados de tal maneira que nem mesmo a educação, os programas políticos ou práticas religiosas superficiais podem remediá-los. Os males vêm por nascimento natural. Desafiam, portanto, qualquer meio natural de erradicação. É preciso é um nascimento divino. João 1:12, 13 distingue entre os ser nascido naturalmente e o ser nascido do Espírito. A redenção, para judeus e gentios, tem que ver com esse nascimento divino.

Esse nascimento divino é realizado pelo próprio Deus no momento em que a pessoa aceita Jesus como Salvador e Senhor. O novo nascimento define a membresia na família de Deus e marca uma mudança permanente de interesses e direitos humanos para preocupações e deveres divinos. Quando a pessoa é nascida de Deus, vê as pessoas como Deus as vê. A cidadania divina e os privilégios e obrigações que a acompanham superam a cidadania terrena com seus direitos e deveres. Os convertidos são um no Senhor apesar de suas diversas formações culturais. O que conta é a “nova criação” (Gl 6:15).

O novo nascimento é concedido por Deus como um presente. É alcançado por fé ativa em Cristo. Precisa fazer uma diferença em nossa vida, mesmo em meio à crise. Deve prevalecer sobre o nascimento natural. Finalmente, nos compromete a concentrar-nos em tornar todas as pessoas filhos e filhas de Deus.

Mãos à Bíblia

2. No contexto do que lemos, como devemos entender que Deus tem misericórdia e Se compadece de quem quer? Rm 9:14, 15

Paulo não está falando de salvação individual, mas sobre o fato de Deus poder escolher as nações para desempenhar uma função, e embora elas possam se recusar a fazer isso, não podem evitar a escolha de Deus.

Francis G. WokabiRuiru, Quênia




Terça, 31 de agosto
Exposição

Reconhecendo os escolhidos


Paramnésia (Rm 9:1-5). Quando Deus fez Sua aliança com Israel, deu-lhes tudo que precisariam para cumprir Seu plano. Lembretes contínuos de Sua presença eram visíveis para eles no deserto e no templo. Foi-lhes dada uma primeira e segunda “edição” dos Dez Mandamentos escrita à mão por Deus. Os serviços do santuário tinham o objetivo de ajudá-los a aprender os princípios da justiça pela fé. Não faltaram profetas para adverti-los e guiá-los. Repetidamente Deus lhes enviou promessas de um Redentor e um maravilhoso futuro se eles permanecessem fiéis. Por fim, o próprio Filho de Deus partilhou de sua etnia. Contudo, apesar de suas vantagens, a grande maioria deles quebrou sua aliança com Ele e rejeitou Seu Filho.

Em meados do século dezenove, Deus tinha uma obra especial a ser realizada pelo mundo. Ele escolheu uns poucos crentes fiéis, incluindo metodistas e batistas, e os capacitou para sua missão com bênçãos especiais. Guiou-os até que formassem uma nova denominação cujas crenças combinavam uma clara compreensão do juízo investigativo com as doutrinas da justificação pela fé, do sábado e da segunda vinda de Cristo. Deu-lhes uma profetisa para ajudá-los a compreender melhor como evitar os enganos de Satanás. Também os abençoou com um ministério mundial, de forma que pudessem cumprir fielmente a comissão evangélica. Ao longo do último século e meio Ele os tem suprido constantemente com líderes fiéis, para conservá-los concentrados em sua tarefa. Entretanto, assim como os judeus no tempo de Paulo, muitos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia começaram a definir suas crenças e missão pelo que eles achavam que fosse relevante. Ao fazê-lo, começaram a separar-se de Deus. Precisamos evitar isso.

A genética terrena versus a promessa celestial (Rm 9:6-13). Deus havia cumprido Sua promessa a Israel – enviou Seu Filho para morrer a segunda morte de eterna separação de Deus – a morte que morreremos se não formos salvos. Quando a redenção foi assim provida, não houve mais necessidade de continuar o serviço do santuário tradicional, e era hora de eliminar-se o conceito tradicional do povo escolhido de Deus. Todos precisavam compreender quem era – e sempre havia sido – o Seu povo.

Os judeus tinham um orgulho especial de seus antepassados – Abraão, Isaque e Jacó. Como objeto original da promessa de Deus, Abraão foi verdadeiramente um gigante da fé (Hb 11:8-12), mas apenas um subgrupo de seus descendentes foram identificados como filhos de Deus. O nascimento de Ismael foi escolha de Abraão. O nascimento de Isaque foi escolha de Deus. Apesar das escolhas feitas pelo homem, o plano de Deus segue em frente, e Ele será vitorioso.

Jacó nasceu agarrado ao calcanhar do irmão. Quando Jacó era mais velho e mais sábio, cansado e ferido após uma longa noite de luta, uma vez mais agarrou-se a Alguém. Desta vez não quis soltá-Lo. Naquela manhã Deus mudou o nome de Jacó para Israel, e esse é o “Israel” que representa os filhos de Deus.

Pressupondo que o fato de sermos adventistas de terceira, quarta, ou mesmo quinta geração, ou filhos do primeiro ancião, ou parentes do presidente da Associação, nos torne capacitados a ser salvos, muitos de nós temos dormido e deixado o óleo da nossa lâmpada se esgotar. Muitos equivocadamente creem que, se forem membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, forem capazes de recitar as 28 doutrinas fundamentais, depositarem fielmente o dinheiro nas salvas, e dizerem “amém” na hora certa durante um sermão, sua redenção está “garantida”. Contudo, a Bíblia deixa claro que somente aqueles que se apoderarem de Cristo e se recusarem a deixá-Lo ir serão “escolhidos” por Deus.

Um acordo justo? (Rm 9:14-24; Jo 12:44-50). Embora os ismaelitas e edomitas (filhos de Esaú) não tenham sido chamados a agir como guardiões da verdade de Deus, certamente não foram excluídos da salvação, assim como foram dadas ao faraó do Êxodo dez oportunidades de admitir a soberania de Deus e se render à Sua vontade antes que sua sorte estivesse selada. Deus não escolhe quem será salvo e quem se perderá. Aceitar ou não a salvação é uma escolha individual.

Somente pela fé (Rm 9:25-33). Alguns talvez não tenham problemas com a referência de Paulo a Cristo como “pedra de tropeço”. O fracasso resulta de alguém pensar que pode operar a própria salvação. O sucesso só vem quando a pessoa rende sua vontade e crê que a justiça é alcançada apenas pela fé na graça de Deus.

Mãos à Bíblia

3. Diante do que lemos até agora, como podemos entender a argumentação de Paulo sobre o trato de Deus com o faraó do Êxodo? Rm 9:17-24. A quem se refere Paulo ao mencionar os “vasos para honra” e os “outros para desonra”?

Obviamente, o faraó do Êxodo já havia feito sua escolha contra Deus, de forma que, ao Deus “endurecer” seu coração, não lhe estava impedindo da oportunidade de salvação. O endurecimento foi contra o chamado para deixar Israel ir, não contra o apelo indireto de Deus para Faraó que O reconhecesse. Cristo morreu por aquele faraó, assim como por Moisés, Arão e o restante dos filhos de Israel.

Dallas EsteyFirestone, EUA



Quarta, 1o de setembro
Testemunho

Salvo por ascendência real?


Paulo diz claramente que foi separado por Deus para ser o apóstolo aos gentios. Contudo, tinha grande preocupação por seus compatriotas judeus. Isto é claramente exposto em Romanos 9:3, quando ele diz: “Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça”.

Paulo estava preocupado porque, embora o povo de Israel tivesse grandes privilégios divinos como nação, não cumpriram o propósito singular de Deus para eles. “Houvessem os filhos de Israel sido leais ao Senhor, e Ele teria podido cumprir Seu desígnio, honrando-os e exaltando-os. Houvessem andado nos caminhos da obediência, Ele os teria exaltado ‘sobre todas as nações que fez, para louvor, e para fama, e para glória’ (Dt 26:19). ‘Todos os povos da Terra verão que és chamado pelo nome do Senhor’, disse Moisés; ‘e terão temor de Ti’ (Dt 28:10). ‘Os povos ... ouvindo todos estes preceitos’ dirão: ‘Eis um povo sábio e inteligente, uma nação grande’ (Dt 4:6). Devido a sua infidelidade, porém, o desígnio de Deus só pôde ser executado através de contínua adversidade e humilhação” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 28).

“Os judeus afirmavam ser descendentes de Abraão; mas, deixando de fazer as obras de Abraão, demonstraram que não eram verdadeiros filhos dele. Unicamente os que estão espiritualmente em harmonia com ele são considerados autêntica descendência.” (Ellen G. White, Este Dia Com Deus, MM 1980, p. 181).

“A indiscutível obediência de Abraão foi um dos mais significativos exemplos de fé e confiança em Deus que se podem encontrar no Registro Sagrado. ... É uma fé e confiança como essa de Abraão que os mensageiros de Deus hoje necessitam” (Ellen G. White, Maravilhosa Graça [MM 1974], p. 131.

Mãos à Bíblia

Em Romanos 9:25, Paulo cita Oseias 2:23 e, no verso 26 ele cita Oseias 1:10. O contexto é que Deus instruiu Oseias a tomar “uma mulher de prostituições” (Os 1:2) como ilustração da relação de Deus para com Israel, porque a nação havia seguido deuses estranhos. Os filhos nascidos desse casamento receberam nomes que significavam rejeição e castigo de Deus sobre o Israel idólatra. A terceira criança foi chamada de Lo-Ami (Os 1:9), que significava, literalmente. “não meu povo”.

4. Por que disse Paulo que só o remanescente seria salvo? Rm 9:25-29

Jared Bosire – Mombasa, Quênia




Quinta, 2 de setembro
Aplicação

O plano de Deus versus a escolha


Quando Deus criou o Éden para Adão e Eva, desejava que desfrutassem de eterna felicidade. Infelizmente, Adão e Eva escolheram permitir que o pecado entrasse em seu lar ao desconsiderarem a ordem de Deus. Leia Gênesis 6:5, 6.

Embora Deus ficasse entristecido pelas escolhas das pessoas e até tenha permitido que um dilúvio destruísse a Terra, não rejeitou completamente os seres humanos. Separou um certo número deles para Si. Por intermédio de Abraão, Ele escolheu os judeus. Escolheu-os pois os amou, não porque fossem mais numerosos (Dt 7:7). Escolheu Israel por causa da aliança que fez com o ancestral deles, Abraão, o pai da fé. Pela fé e obediência, Israel devia ser uma fonte de bênção para o mundo todo (leia Atos 13:47). A escolha de Deus não garantia a salvação nem excluía os gentios (leia-se todas as outras pessoas). A escolha dEle é acompanhada por uma escolha pessoal. Talvez nenhum capítulo da Bíblia torne essa realidade da salvação mais clara do que Romanos 9. Note especialmente os versos 30 a 33.

Mesmo hoje, Deus está convidando tanto jovens como adultos a serem Seus filhos (1Pe 2:9). As escolhas que fazemos diariamente determinam nosso destino. Então, como podemos fazer escolhas que nos capacitem a aceitar o convite de Deus? A seguir estão seis perguntas que podem nos ajudar:*

1. Como minha escolha me ajudará a testemunhar de Cristo? (1Co 9:19-22)
2. Que escolha me ajudará a fazer meu melhor? (1Co 9:25)
3. Quais das escolhas que enfrento vão contra as ordens ou princípios de Deus? (1Co 10:12)
4. Que escolhas mostram amorosa preocupação pelos outros? E quais são egoístas? (1Co 10:28-31)
5. Que escolha glorifica a Deus? (1Co 10:31)
6. Minha escolha pode fazer com que alguém peque? (1Co 10:32)

*Life Application Study Bible (Wheaton: Tyndale House, 1991), p. 2079.

Mãos à Bíblia

5. Como podemos tomar a mensagem de Romanos 9:30-32, escrita em certo tempo e lugar, e aplicar os princípios a nós mesmos, hoje? Como podemos, em nosso contexto, evitar os mesmos enganos que alguns israelitas cometeram em seu tempo?

O problema foi que parte dos israelitas tropeçaram na “pedra de tropeço” (Rm 9:33). Porém, não todos (veja At 2:41) se recusavam a aceitar Jesus de Nazaré como o Messias a quem Deus enviou.

Larry KiageAtlanta, EUA



Sexta, 3 de setembro
Opinião

Rei fantoche?


Acho que faraó foi prejudicado. Romanos 9:18 me faz pensar que ele foi um joguete inocente apanhado nas garras de Deus, forçado como um fantoche a desempenhar seu papel de continuar a escravizar os filhos de Israel, não importando que pragas o Senhor trouxesse à sua terra. Faraó na verdade não teve escolha. Mas será que não teve mesmo?

Leia Êxodo 9:13, 17. Deus sabia que o coração do faraó era duro. Antes mesmo de as pragas terem começado, Ele disse a Moisés: “O coração do faraó está obstinado; ele não quer deixar o povo ir” (Ex 7:14). Deus escolheu usar o espírito impenitente de faraó para permitir que Sua glória e poder fossem conhecidos em todo o Egito. Faraó tinha a escolha de usar sua poderosa posição para o bem, mas se recusou a fazê-lo. Deus o usou apesar disso, mas não da maneira que faraó gostaria.

Deus é infinitamente sábio e poderoso. Ele usa Seu poder e sabedoria para demonstrar Sua glória a fim de que todos possam ser salvos. A Bíblia nos lembra de que Deus “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (2Pe 3:9). Ele dá a todos nós a oportunidade de ir a Ele para obter a salvação. “Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros. Mas quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à Sua misericórdia, Ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.” (Tt 3:3-5).

Como faraó, alguns de nós endurecemos o coração e decidimos seguir nosso próprio caminho. Deus nos ama e deseja que todos sejam salvos, mas não nos forçará a dar nosso coração a Ele. Uma vez que verdadeiramente decidamos que o caminho dEle é o melhor, Ele “quebrará” a dureza de nosso coração (Ez 11:19; 36:25-27; Sl 51:17) e nos encherá com Seu Espírito, para que possamos obter Seu dom de salvação.

Mãos à obra

1. Escreva uma carta para Deus expressando sua gratidão pelo que Ele tem feito por você e seu compromisso de servi-Lo de acordo com seus dons.

2. Reúna seus amigos para comemorar o que Deus tem feito em sua vida.
 
Tanya L. HenryEnfield, EUA

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